Coordenador da Pastoral da Sobriedade no Ceará Rogério Melo, esteve presente na 21ª Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste I da CNBB, realizada de 8 a 10 de outubro, em Iguatu- CE.
O encontro reuniu aproximadamente 150 pessoas vindas das nove Dioceses do Ceará, e teve como objetivo avaliar a caminhada da Igreja Regional e discernir as prioridades da missão nesta região particular. O tema para reflexão foi “A Igreja em Saída: uma conversão pastoral”, e o lema “A alegria do Evangelho”.
“A Assembleia é um momento de rejuvenescimento da nossa caminhada. Queremos ser sempre fiéis a palavra de Jesus que nos envia para anunciar o evangelho, e fiéis a palavra do Papa Francisco que nos diz que devemos ser uma igreja em saída. Assembleia é para avaliar, projetar, programar e dizer: Estamos juntos, vamos adiante!”, afirmou Dom Fernando Panico.
De quatro em quatro anos acontece a Assembleia de Pastoral no Ceará e nela são definidos os desafios a serem assumidos pela Igreja do Regional NE I da CNBB, tendo em vista o Projeto de uma Igreja em saída e as sugestões apresentadas pelo Conselho Episcopal Regional- CONSER. A última assembleia aconteceu em 2011 na Diocese de Crato.
Para o quadriênio 2016- 2019 foram votados dois desafios, sendo eleitos o “Fortalecimento e criação de comunidades em torno da Palavra, dos sacramentos e da caridade” e “Caráter de toda a ação social da Igreja na defesa da vida no campo e na cidade”.
A próxima Assembleia de Pastoral do Regional acontecerá em 2019, sendo eleita pelos participantes a Diocese de Quixadá para sediar o encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário