Nos dias 25, 26 e 27 de abril realizou-se a “Assembleia Nacional da Pastoral da Sobriedade”, onde estiveram presentes toda a coordenação nacional: Ana Godoy, Dom Irineu Danelon, Padre João Cecconelo, Ernestina Bites, Fernando Barbosa, Frei Fritz Kintz, coordenações regionais e diocesanas, 14 padres de diversos estados. Pela coordenação de Rondonópolis participaram Doroty Carnahiba e Ivone Calhao.
Iniciou-se com a missa concelebrada por Dom Irineu e pelos padres presentes. Na homilia Dom Irineu nos disse que devemos permear todas as frentes (Prevenção, Intervenção, Recuperação, Reinserção Social e Atuação Política) com a intercessão (oração) pois “SEM MIM NADA PODEREIS FAZER”. O mal é tão grave que precisamos de agentes compromissados.
Após a celebração, feito o acolhimento de todos, apresentamos as nossas conquistas, desafios, as nossas forças e apreensões, onde estamos e o que queremos. A pastoral já esta implantada em quase todos os estados do Brasil, faltando somente o Acre e Roraima, mas já esta em conversação com alguns padres da região. Sentimos que os agentes presentes estão compromissados e perseverantes com todos os trabalhos desenvolvidos em suas regiões.
No sábado nos foi apresentados a psicóloga Natália Alves, mestre em “Como preparar e realizar eventos” e a diferença entre eles: Congresso, Fórum, Palestra, Convenção, Mesa Redonda, Painel, Seminário, Simpósio, Colóquio, Encontro e Oficina.
Depois da leitura da ata de 2013, apresentou-se a estatística nacional e os próximos eventos. Ana Godoy pediu as coordenações paroquiais, diocesanas e regionais, que todos os grupos sejam devidamente registrados e que seja feito todos os relatórios, pois é muito importante que se apresente a estatística real da pastoral da sobriedade para a CNBB e SENAD.
É MUITO IMPORTANTE..
Foi apresentado e discutido o novo estatuto da FNCTC (Federação Nacional das Comunidades Terapêuticas Católicas)
A Coordenação Nacional continuará com a Sra. Ana Godoy pelos próximos 4 anos, na qual vem realizando um trabalho brilhante. Bem merecido. Também foram escolhidos os novos: Conselho Diretor Econômico e Fiscal da Pastoral da Sobriedade e também da FNCTC.
No domingo iniciamos com a Santa Missa, celebrada pelo assessor eclesiástico Frei Fritz Kintz e em seguida foi apresentada a prestação de conta de 2013 e os projetos para sustentabilidade desta pastoral. Terminamos com almoço de confraternização.
“Há combates que o homem não pode sustentar sozinho, sem a ajuda da graça divina.”
Papa Emérito Bento XVI
Rogério Melo
Coordenador da Pastoral da Sobriedade no Regional Nordeste 1 da CNBB-Ceará.
Missionário Leigo da Igreja Católica e
Técnico e Especialista em Dependência Química
88 88126264 (oi)
88 96878292 (tim)
88 92259441 (claro)
85 86879628 (oi)
Nenhum comentário:
Postar um comentário