O Seminário de abertura acontecerá nos dias 13 e 14 de julho, no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”, Rua Rodrigues Júnior, 300, Centro, Fortaleza. E contará com as presenças do assessor nacional da 5ª. SSB, Cesar Sanson, do professor Leonardo Sá e Thiago Valentim. O evento terá início às 18h do dia 13 com um momento celebração.
A democratização do estado será um dos temas principais de debate e que aglutinará os eixos da Saúde Pública (drogadição, prevenção, saúde mental); Educação Pública (Política educacional, sucateamento); Sustentabilidade (impactos ambientais, resíduos sólidos e bem viver); Megaprojetos (mobilidade e moradia) e Convivência com o Semiárido (tecnologias e segurança alimentar).
A realização da 5ª SSB também atende as propostas do Plano de Pastoral a 5ª urgência, contida nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja, que se refere às consequências sociais, no sentido de trabalhar para a vida plena do povo.
A 5ª semana acontecerá do dia 31 de agosto a 7 de setembro culminando com o Grito dos(as) Excluídos(as) 2012.
A Semana Social Brasileira (SSB)
A realização das semanas sociais conta com o apoio de diversos atores e setores da sociedade desde o início dos anos 90. Ela aglutina essas forças além de partilhar suas experiências do “Bem Viver”. Esse ano a democratização do estado no Brasil, a partir das estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais, será um dos pilares de reflexão da 5ª SSB. Mais do que discutir o Estado pretende-se discutir a sociedade promovendo a participação dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável. A SSB é um evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e a Paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário