Na esteira no bom desempenho do programa, o presidente da Associação Brasileira Sobriedade e Paz (ABRASP), Rogério Melo, apresentou o Projeto Prevenir ao Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano. O encontro, que aconteceu em Brasília no início de maio, foi pontuado pelos números alcançados pelo projeto em um ano de atividade. Segundo Melo, até o momento, o programa já chegou em 215 escolas, contemplando 80 mil alunos com palestras, seminários e entrega de materiais didáticos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), que aborda a prevenção e conscientização ao uso abusivo e nocivo de álcool e outras drogas
Ainda de acordo com o presidente da ABRASP, o projeto entusiasmou Vitore Maximiano, que planeja, embasado pelos bons resultados do programa, expandir a experiência do Prevenir para todo o país.
Sobre o Prevenir
Segundo recente estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em comparação com os países da América Latina, o Brasil aparece em terceiro lugar no consumo de álcool entre os adolescentes. A pesquisa foi feita com estudantes do ensino médio e incluiu 347.771 meninos e meninas, de 14 a 17 anos, do Brasil, da Argentina, da Bolívia, do Chile, do Equador, do Peru, do Uruguai, da Colômbia e do Paraguai. Entre os brasileiros, 48% admitiu consumir álcool.
Pensando e refletindo sobre isso, a Pastoral da Sobriedade no Estado do Ceará lançou em agosto de 2012 o Projeto Prevenir, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade o uso abusivo do álcool e outras drogas através da educação, com seminários e palestras nas escolas do Ceará. Desde então, o projeto já foi lançado em 35 municípios cearenses e tem a possibilidade de ser implantado, no segundo semestre de 2013, em Sergipe e na cidade satélite de Santa Maria no Distrito Federal. “Com a capacitação, seminários e palestras nas escolas, o projeto tem como objetivo preparar os agentes para que eles possam dar continuidade a esta ação de prevenção às drogas", informa Rogério Melo, que também é coordenador do Projeto Prevenir.
A Pastoral da Sobriedade do Ceará, destaca Melo, realiza atendimento gratuito para duas mil pessoas entre dependentes químicos e familiares nos seus 40 grupos de autoajuda, que acontece semanalmente em todo o estado.
Melo falou ainda que a ABRASP será mais uma força para prevenir, acolher, tratar e ressocializar o dependente químico na sociedade como também reinserir a família no tratamento como parte fundamental do tratamento.
Mais informações: (88) 8812-6264 ou 96878292